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A ISO é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça. Formada por representantes de 91 países e tem como principal objetivo promover o desenvolvimento de normas, impulsionando o comércio de bens e serviços. Em outras palavras, serve para normalizar a utilização de produtos e serviços, fazendo o uso de normas que visam melhorar a qualidade. Os certificados da ISO estão disponíveis para empresas de todos os portes.

Normas ISO – Sistemas de Gestão A sigla ISO significa International Organization for Standardization, em português, Organização Internacional de Padronização.

Normas ISO – Sistemas de Gestão No Brasil, a organização é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT NBR.

Principais Normas ISO
Normas ISO – Sistemas de Gestão ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade

Normas ISO – Sistemas de Gestão ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental

Normas ISO – Sistemas de Gestão ISO 45001 – Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional

As normas ISO são feitas pela Organização Internacional de PadronizaçãoInternational Organization for Standardization, de onde vem a sigla ISO.

Organização Internacional de Padronização é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça. Formada por representantes de 91 países e tem como principal objetivo promover o desenvolvimento de normas, impulsionando o comércio de bens e serviços. Em outras palavras, serve para normalizar a utilização de produtos e serviços, fazendo o uso de normas que visam melhorar a qualidade.

No Brasil, a International Organization for Standardization é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT.

As normas ISO são feitas pela International Organization for Standardization (ISO), sediada na Suíça. No Brasil, a ISO é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT.

A organização que possui mais de 21 mil normas adotadas por mais de 160 países, que facilitam o comércio internacional, produzindo especificações e padrões internacionais para produtos, serviços e sistemas, garantindo qualidade, segurança e eficiência.

No Brasil, as normas são traduzidas e gerenciadas pela ABNT e podem ser adquiridas em seu catálogo on-line. Estas normas são compostas pela sigla NBR (norma Brasileira) e recebem a mesma numeração que as normas ISO correspondentes.

A ISO 9000 é uma série que possui normas internacionais voltadas para a gestão de qualidade, sendo esta composta pela ISO 9000, ISO 9001 e ISO 9004. As normas podem ser aplicadas nos mais diversos ramos: comercial, organizacional, empresarial, industrial, entre outros.

Norma ISO 9001 – Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9000
A ISO 9000 é uma espécie de guia introdutório sobre Sistema de Gestão da Qualidade. Nela é possível encontrar os princípios do sistema de gestão da qualidade, conceitos e fundamentos utilizado nas demais normas.

Norma ISO 9001 – Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001
A ISO 9001 é a norma mais conhecida da família 9000, além de ser a única da família capaz de fornecer um certificado. A ISO 9001 é recomendada para empresas que desejam implantar de forma eficaz o Sistema de Gestão de Qualidade, demonstrando capacidade de fornecer produtos e serviços de qualidade que atendam às necessidades de seus clientes.

Norma ISO 9001 – Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9002 e ISO 9003
No ano 2000 as ISO 9002 e 9003 deixaram de existir e passaram a integrar a ISO 9001. Antes disso, essas três normas atuavam em diferentes aspectos para atingir a qualidade do processo produtivo. A ISO 9002, Modelo para Garantia da Qualidade em produção, instalação e serviços associados, basicamente uma ISO 9001 sem as partes de criação de novos produtos. A ISO 9003, Modelo para Garantia da Qualidade inspeção e ensaios finais, abordava a inspeção final do produto, sem observar a produção.

Norma ISO 9001 – Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9004
A ISO 9004 amplia os benefícios obtidos através da ISO 9001. É uma norma totalmente focada no sucesso por meio da qualidade, conduzindo a organização para uma gestão eficiente e duradoura. Incita a capacitação dos funcionários e induz ao planejamento estratégico visando melhorar os recursos e dilatar os resultados.

Um equívoco muito comum quando o assunto é ISO, é pensar que ISO 9000 e ISO 9001 são a mesma coisa.

A ISO 9000 é uma espécie de guia introdutório sobre Sistema de Gestão da Qualidade. Nela é possível encontrar os princípios do sistema de gestão da qualidade, conceitos e fundamentos utilizado nas demais normas.

Entretanto, esta norma não se torna capaz de certificar o sistema, apenas apresenta a organização os seus objetivos e termos para serem aplicados.

Organizações que aderem as normas da série ISO 9000 levam uma grande vantagem em relação as outras, pois criam maior credibilidade frente aos seus clientes, fornecedores e concorrentes.

Normas ISO 9000
Software de Gestão da Qualidade ISO 9000 – Sistema de Gestão da Qualidade – Fundamentos e Vocabulários

Software de Gestão da Qualidade ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade – Requisitos

Software de Gestão da Qualidade ISO 9004 – Gestão para o sucesso sustentado de uma organização

A ISO 9001 pode ser definida como um conjunto de normas de padronização para determinado produto ou serviço, nela são tratados os requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Aplicada em mais de 170 países no mundo, ela é um elemento de grande relevância no qual condiciona o SGQ e a forma como uma empresa deve ser gerenciada.

Ela é a norma mais conhecida e utilizada no mundo e pode ser adotada por qualquer empresa, de qualquer porte. A adoção de um sistema de gestão da qualidade é uma decisão estratégica para uma organização que pode ajudar a melhorar seu desempenho global e a prover uma base sólida para iniciativas de desenvolvimento sustentável.

A ISO 9001 é muito útil para organizações que desejam:

– Demonstrar sua capacidade para prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis, e

– Aumentar a satisfação do cliente por meio da aplicação eficaz do sistema, incluindo processos para melhoria do sistema e para a garantia da conformidade com os requisitos do cliente e com os requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis.

O número de empresas que buscam a certificação ISO 9001 têm crescido mundialmente, as empresas estão cada vez mais preocupadas em oferecer produtos e serviços que seguem as normas do Sistema de Gestão da Qualidade.

O processo de certificação possui duas importantes etapas: implementação e certificação. A certificação acontece depois da implantação das normas da ISO 9001. Para realizar esta implementação de forma correta e eficiente, é recomendado que a empresa busque o auxílio de um consultor ou empresas especializadas no assunto.

Após a implementação, a empresa deve buscar um órgão certificador, credenciado pelo Inmetro, para que possa ser feito uma auditoria e verificação na implementação das normas. Se durante a auditoria for constatado que a empresa se adequou corretamente ao Sistema de Gestão da Qualidade, o certificado ISO 9001 poderá ser emitido pelo órgão certificador.

O processo de certificação possui duas importantes etapas: implementação e certificação. A implantação da ISO 9001 é a preparação da empresa para as auditorias de certificação.

A implementação da ISO 9001 pode ser feita por qualquer empresa que deseja melhorar sua gestão e o modo como executa seus processos, indiferente do seu tamanho ou ramo de atuação.

Não existe um tempo padrão para implantação das normas, o processo pode durar meses ou anos dependendo do tamanho, do desenvolvimento e empenho da empresa.

Durante a implementação, a empresa precisa verificar a documentação necessária, executar procedimentos, mapear processos, preparar documentos de controle e gerenciar registros. Pela complexidade que estes procedimentos podem ter, principalmente para empresas que não possuem conhecimentos em sistema de gestão da qualidade, a implantação geralmente é realizada com o auxílio de consultores ou empresas especializadas.

É importante ressaltar que o processo de implementação e certificação são realizados por empresas diferentes. Após a implantação, é preciso buscar um órgão certificador que irá auditar para verificar se os procedimentos implementados estão de acordo com as normas da ISO e emitir a certificação.

A implementação correta das normas pode alavancar significativamente o progresso da sua empresa, confira abaixo alguns benefícios da ISO 9001:

Software de Gestão da Qualidade Redução de custos
Uma das principais vantagens da ISO 9001 é a redução de custos e consequentemente o aumento na renda que as normas podem gerar para empresa. Alguns dos fatores que levam essa redução de custos:

redução de desperdícios;
identificação de problemas nos processos;
fidelização de clientes;
maior organização interna.
Software de Gestão da Qualidade Otimização de processos
Com as normas da ISO 9001 é necessário criar um fluxo de informações que transitam pelos setores de forma mais organizada. Possibilitando, a partir desta implementação, ser possível identificar erros que travam o sistema de maneira mais rápida e eficiente.

Software de Gestão da Qualidade Reconhecimento nacional e internacional à qualidade do trabalho
No momento em que a organização obtém o “selo de conformidade ISO 9001” ela passa a ter reconhecimento nacional e internacional sobre o aspecto da qualidade do serviço ofertado pela mesma. Ganha-se uma vantagem frente ao seus concorrentes.

Software de Gestão da Qualidade Melhora no relacionamento entre a organização e seus clientes
Quando o sistema de gestão da qualidade é implantado, a empresa busca ter seu foco principal voltado para o público e não para o produto. A ISO 9001 assegura que as necessidades dos clientes sejam atendidas e por isso ela possui um requisito destinado à satisfação do cliente. Com a busca pela satisfação do cliente a empresa acaba reduzindo os custos do retrabalho podendo investir em novos produtos, além de melhorar sua imagem e seu desempenho.

Software de Gestão da Qualidade Possibilita o maior desenvolvimento entre os colaboradores
Com a ISO 9001 os colaboradores se tornam capazes de compreender todos os processos que acontecem dentro organização, conseguindo perceber a importância da sua participação no processo. A organização mostra que ela pensa no futuro e busca melhorarias, levando ânimo e aumentando as chances de progresso do colaborador.

Software de Gestão da Qualidade Serve como recurso na busca pela qualidade total
Com a implantação das normas, a empresa consegue antecipar problemas que possam ser gerados durante os processos, resolvendo-os antes que de fato aconteçam. É possível que se tenha uma visão prévia das possíveis falhas e melhorias que devem ser implantadas.

Um erro comum é pensar que apenas empresas grandes podem obter o certificado ISO 9001. As nomas da ISO 9001 são genéricas, ou seja, podem ser utilizadas por qualquer empresa, indiferente do seu tamanho ou ramo de atuação.

O número de empresas que buscam a certificação ISO 9001 têm crescido mundialmente, as empresas estão cada vez mais preocupadas em oferecer produtos e serviços que seguem as normas do Sistema de Gestão da Qualidade.

A ISO 9001 é muito útil para organizações que desejam:

– Demonstrar sua capacidade para prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis, e

– Aumentar a satisfação do cliente por meio da aplicação eficaz do sistema, incluindo processos para melhoria do sistema e para a garantia da conformidade com os requisitos do cliente e com os requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis.

O tempo necessário para implantar a ISO 9001 pode variar muito de acordo com a realidade de cada organização, por exemplo com:

o porte da empresa;
o comprometimento da liderança;
o envolvimento da equipe;
a experiência dos consultores;
a utilização de ferramentas ou softwares específicos para gestão da qualidade.
Uma empresa pequena com alto envolvimento da equipe e da liderança pode reduzir bastante o tempo necessário para implementação da ISO 9001. Assim como, uma organização que não está comprometida com esse processo pode prolongar o tempo necessário para implantação da norma ou nem sequer concluir a implantação.

Um tempo que por ser utilizado como referência para implantação da ISO 9001 é o tempo médio de seis a dez meses. Para obter um valor mais preciso, é importante verificar com consultores experientes na realidade da empresa em questão.

ISO 9002:1994
A ISO 9002:1994 foi cancelada no ano 2000 e passou a integrar a ISO 9001. Seu título era ‘Modelo para garantia da qualidade em produção, instalação e serviços associados‘. E seu objetivo era ‘Esta Norma especifica requisitos de sistema da qualidade para uso onde há necessidade de demonstrar capacidade do fornecedor para fornecer produtos conformes para um projeto estabelecido’.

A ISO 9002:1994 era basicamente uma ISO 9001 sem as partes de criação de novos produtos. A ISO 9002 era mais apropriada para fábricas baseadas em processos de manufatura bem estabelecidos, enquanto a ISO 9001 era mais indicada para organizações com processos que envolviam atividades de pesquisa e desenvolvimento.

 

Significado, Conceito, Sinônimo, Definição ISO/TS 9002:2016
A ISO/TS 9002:2016, Diretrizes Oficiais para a Implementação da ISO 9001:2015, é uma especificação técnica que apresenta as diretrizes oficiais para a aplicação dos requisitos da ISO 9001:2015 nas organizações. Por enquanto, ela está disponível na ABNT apenas em inglês.

A ISO/TS 9002:2016 oferece uma linguagem menos teórica, utiliza exemplos práticos e mostra como aplicar os requisitos da ISO 9001:2015 em diferentes tipos de organizações. Seu objetivo é ‘fornecer orientação sobre a intenção dos requisitos da ISO 9001: 2015, com exemplos de possíveis etapas que uma organização pode tomar para atender aos requisitos. Ele não adiciona, subtrai ou modifica esses requisitos. A ISO / TS 9002: 2016 não prescreve abordagens obrigatórias para implementação, nem fornece qualquer método preferido de interpretação’.

No ano 2000 a ISO 9003 foi cancelada e passou a integrar a ISO 9001. Seu título era ‘Sistemas da qualidade – Modelo para garantia da qualidade em inspeção e ensaios finais’. E seu objetivo definido pela ABNT era ‘Esta Norma especifica requisitos de sistema da qualidade para uso quando a capacidade do fornecedor para detectar e controlar a disposição de qualquer não-conformidade do produto durante a inspeção e ensaios finais necessita ser demonstrada’.

A ISO 9003 abordava a inspeção final do produto, sem observar a produção. Era a norma menos abrangente da série 9000, constituía um modelo dos requisitos para assegurar a qualidade nos testes e inspeção finais (não incluindo planejamento, nem desenvolvimento). Com valor limitado, servia como guia para materiais processados e não oferecia controle durante o processo. Era o modelo apropriado para a organização que usava apenas o processo de inspeção e teste para assegurar a conformidade do produto final e dos serviços em relação aos requisitos.

A ISO 9004 amplia os benefícios obtidos através da ISO 9001. É uma norma totalmente focada no sucesso por meio da qualidade, conduzindo a organização para uma gestão eficiente e duradoura. Incita a capacitação dos funcionários e induz ao planejamento estratégico visando melhorar os recursos e dilatar os resultados.

Enquanto a ISO 9001 ajuda as empresas a terem confiança em produzir serviços e produtos consistentes, a ISO 9004 ajuda a empresa a aumentar, ainda mais, a satisfação do cliente. Ela auxilia a organização a identificar e equilibrar as necessidades e expectativas de seus clientes com as partes interessadas.

Não existe certificação ISO 9004, mas a norma possui uma ótima ferramenta que ajuda a organização a elevar o nível de maturidade de vários componentes de seus sistema, como identificar e priorizar áreas para melhorias. Nela são abordados tópicos como: alinhamento e desdobramento de estratégias, políticas e objetivos dentro de uma visão mais ampla de organização, missão, valores e cultura.

Fonte: Portal ISO
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