ISO 9001 Sistema de Gestão da Qualidade
A norma ISO9001 está na versão atual 2015 gerenciada pela ISO desde 1987 já passou por varias atualizações até unificação de familias em 1994 e a cada 5 anos é previsto revisão de conteúdo. No Brasil esse comitê é formando por gestores e consultores de grandes empresas é acompanhado pela ABNT que gerencia a norma no Brasil e que reúne experiências e adequa com o pensamento dos outros comitês do mundo. Isso mesmo do mundo.
A nova versão da ISO9001:2015 foi aprovada em setembro de 2015.
Mas, O que é ISO9001?
ISO 9001 é um conjunto de normas de padronização para um determinado serviço ou produto. A ISO 9001 é uma norma internacional relacionada à Gestão da Qualidade é aplicável a qualquer organização, de todos os tipos de atividades e setores.
O ISO 9001 tem como objetivo melhorar a gestão de uma empresa e pode ser aplicado em conjunto com outras normas de funcionamento, como normas de Meio Ambiente ISO 14001 a Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional OHSAS 18001.
Para obter a certificação da ISO, uma empresa deve cumprir alguns requisitos da norma porque depende da organização ou serviço requisitos podem ser excluídos e para saber quais requisitos atender é importante elaborar um mapeamento de processos esse mapeamento resulta na elaboração da documentação para que os 7 princípios sejam atendidos forma adequada conforme norma.
Estrutura de Terminologia:
Documentos Manter e Reter;
Alinhamento com estrutura de outras normas:
Melhor Integração entre requisitos;
Gestão de Riscos:
É preciso que as empresas incoprporem a gestão do risco para auxiliar na implantação de um sistema
Exclusões:
Mantem -se o termo porém, ele vem acompanhado por Justificadas e fundamentadas;
Monitoramento dos Processo:
Definição de Metas para os processos envolvidos com metas definidas e tangíveis oriundas da gestão de risco;
Aumentar a credibilidade do SGQ:
O SGQ realmente agindo como uma ferramenta de gestão;
A estrutura da norma possui 10 requisitos e a estrutura está definida conforme abaixo:
1. Escopo,
2. Referências normativas,
3. Termos e definições,
4. Contexto da organização,
5. Liderança,
6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade,
7. Suporte,
8. Operações,
9. Avaliação de desempenho,
10.Melhoria.
A Equipe consultora da SantaISO já está preparada para atender todos os clientes que queiram iniciar o processo de atualização de seus documentos e processos bem como a equipe auditora que nessa versão da norma exige mais competência do auditor no entendimento dos requisitos, critérios de auditoria, análise da gestão de risco.